segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A paz da cruz


A paz da Cruz
Colossenses 1.20: E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Não é fácil fazer a paz na terra, e quando feita, até é difícil de mantê-la. Na atualidade, os rumores de paz continuam circulando. De vez em quando a paz é anunciada nos Bálcãs, na Irlanda do Norte, no oriente Médio e outros lugares. Os líderes mundiais assinam os tratados. As mídias se ajuntam. As multidões aplaudem. Contudo, não há paz nenhuma. Na verdade os políticos já não falam de paz, mas apenas de processo de paz.
Humanidade em guerra com Deus:
Há um motivo pelo qual o mundo parece sempre estar em guerra. É porque a humanidade está em rebelião contra Deus. Desde aquele dia em que Adão e Eva comeram o fruto proibido, tem havido uma guerra incessante entre o ser humano e Deus.
“Gênesis 3.7-10: Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me”.

Todo ser humano é um filho de Adão. Então, todos já entram neste mundo em guerra com Deus. Ou seja, todo ser humano nascido neste mundo está preparado para levantar as armas contra Deus.
·         Então como podemos dizer se nós estamos em guerra com Deus?
1°. Há testemunho da palavra de Deus, que diz que somos “estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas” (Cl 1.21). Nós amamos tudo o que o mundo tem para oferecer, mas “amizade do mundo é inimiga de Deus”. (Tg 4.4). E em Romanos 5.10 nos diz que somos inimigos de Deus.
2°. Existe a evidência de uma consciência preocupada. Ou seja, você se sente culpado por algo que pensa, diz ou faz? Você fica zangado injustamente? Você mente? Você pega coisas que não pertencem a você? A maioria das pessoas tem a consciência culpada. Elas prefeririam que Deus não soubesse aonde elas foram, o que fizeram ou que pensam. A consciência culpada é um alarme de guerra. Isso testifica que o nosso pecado nos tornou inimigos de Deus.
3°. Outra maneira que não estamos em paz com Deus; é que nós não estamos em paz com uns com outros. O divórcio está na moda. Os maus-tratos às crianças são corriqueiros. E processos na justiça são excessivos. E muitos desses processos são de vizinhos ou fofocas nos locais de trabalho. Se nós estivéssemos em paz com Deus, haveria paz em nossos dias. Mas é na realidade, o mundo inteiro está em guerra. O que o mundo precisa é da paz da cruz.
·         Mas aonde nós encontraremos a paz genuína?
O lugar onde a guerra contra o céu termina é na cruz de Cristo. (Cl 1.20). Um dos termos que a bíblia usa para descrever a paz entre Deus e a humanidade é reconciliação. O significado básico de reconciliar é fazer uma troca. Nos templos bíblicos, essa palavra era usada para descrever a troca que era feita na feira e no mercado. Quando a Bíblia fala sobre reconciliação com Deus, isso quer dizer que houve uma troca. Você deixou de ser inimigo de Deus, para ser amigo de Deus. E como amigo de Deus você trocou o ódio pelo o amor, a ira humana pela misericórdia de Deus, a mentira pela verdade, o medo pela audácia do Espírito Santo. ( Gl 5.19-22: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

A reconciliação ensina algo notável sobre o caráter de Deus: ele ajuda os seus inimigos. Ele ama aqueles que o odeiam. Ele oferece paz àqueles que se empenharam em guerra contra ele. Às vezes ele é prejudicado pela nossa visão errônea, mas mesmo assim ele estar em meio a guerra tentando ganhar nosso coração enganoso. 

Conclusão:

Para concluir, deixo as palavras do teólogo Philip Graham Ryken: É somente com confiança na obra acabada de Cristo que alguém encontra a paz com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário