segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Exegese do Capítulo 53 de Isaías


Isaías 53:1
Quem creu em nossa pregação? O profeta apresenta esta profecia em forma de interrogação, porque ela é de fato de caráter extraordinário. Por que os judeus acreditavam em um messias militar, guerreiro; que viesse destruir todos os inimigos deles, mas ele viria como servo sofredor. Por isso que é difícil acreditar nessa pregação.
E a quem foi revelado o braço do Senhor? O braço do Senhor é uma metáfora que designa o seu poder e onipotência. Para a pessoa que julga pela aparência das coisas, esse braço é invisível. Há apenas algumas a quem é revelado. Só a uns poucos é dado o olho interior com qual se vê a grandeza de Deus; esses são capazes de crer na revelação que o profeta recebeu.
V.2
Subindo como renovo: aqui o profeta descreve o Servo do Senhor como um broto tenro que cresceu por si só, esse broto novo surge de um tronco de uma árvore já existente.
Raiz de uma terra seca: esta palavra intensifica a insignificância do seu aparecimento; dando a entender um broto que se eleva de solo árido, parecendo fraco e agindo fracamente.
Aparência nem formosura: agora sem figura de linguagem, ele diz que, em sua aparência nada havia que atraísse o povo para si, nenhuma beleza exterior ou formosura, resplendor ou brilho, que o tornasse desejável. Nada havia que fizesse com que as pessoas que o observavam se sentisse atraídas por ele.
V.3
Era desprezado e o mais rejeitado dentre os homens: O servo do Senhor possui todas as qualidades que repelem a pessoa que julga pelas aparências. Ele foi rejeitado dentre os homens, literalmente interrompido pelos homens. Ou seja, se ele está ou não faziam caso algum; em outras palavras o último dos homens.
Homem de dores: isto é, que suporta dores, um sofredor contumaz; ou seja, um homem que não se rende qualquer coisa.
Sabe o que é padecer: como alguém que experimentou enfermidades em todas as situações. A palavra Hebraica que é traduzida como enfermidades têm um significado mais amplo do que a nossa, inclui dor e fraqueza causadas por feridas.
Como um de quem os homens escondem o rosto: ninguém gosta ou ousa olhar para ele, porque ele é repulsivo e revoltante para todos.
Era desprezado e não fizemos dele caso algum: até os próprios Israelitas, um povo escolhido por Deus para ele ser revelado, trataram com desrespeito com a pessoa de Cristo.

V.4
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si: a profecia agora assume um novo aspecto; as palavras enfermidades e dores denota que ele carrega não é coisa senão as nossas enfermidades e dores; que também inclui doenças reais e defeitos físicos.
Ele tomou e levou sobre si: Este sofrimento; conseqüentemente, carregou-o vicariamente como alguém que tomou o fardo pesado do ombro de outrem e o carregou para aquela pessoa. O caráter voluntário dessa substituição está claramente manifestado nesta ação; nisto ele forma um contraste com outras pessoas que sofrem o castigo pelos pecados de sua geração.
Reputamos por aflito: a palavra traduzida por aflito sugere alguém violentamente atingido pela mão de Deus, de modo que lhe sobrevém uma forma pesada de sofrimento ou infortúnio.
Ferido de Deus e oprimido: o servo do Senhor foi atingido por causa do pecado da humanidade; e fez com que a ira de Deus estivesse sobre ele, mas esse castigo não veio de uma forma que o servo do Senhor não pudesse escapar; pelo contrário ele suportou com um ato voluntário.
Oprimido: esta palavra presume que sua dor e humilhação provêm de Deus.
V.5
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões: a expressão traspassado refere-se à morte por violência. Até porque as enfermidades podem referir-se tanto a feridas quanto a doenças.
Moído pelas nossas iniqüidades: a palavra moído é entendido que o sofrimento do servo do Senhor continuará até o fim do seu amargo, e este sofrimento será ocasionado por violência humana.
Pelas nossas transgressões: retrata o pecado como transgressão ou violação dos limites morais estabelecidos por Deus.
Pelas nossas iniqüidades: enfatiza a natureza do pecado, que produz culpa. Ele carregou as nossas enfermidades e as nossas dores, assumindo livremente o castigo por nossas transgressões.
O castigo que nos traz a paz estava sobre ele: a frase original é realmente o castigo de nossa paz que significa o castigo que resultou em nossa paz, é absurdo que um castigo resulte em paz; mas este versículo é afirmado, com santa admiração, que esta aparente tolice esconde em si a mais elevada sabedoria. O segredo está na substituição. Toda a nossa dívida foi quitada.
Paz: a palavra hebraica que traduzimos como paz é muito mais do que a palavra portuguesa, visto que ela abrange toda a salvação, bênçãos e felicidade. Portanto através dessa paz participamos da sua misericórdia e graça.
E pelas suas pisaduras fomos sarados: a palavra pisaduras refere-se a ferimentos infligidos por pessoas, ou seja, feridas. E através de suas pisaduras, que significa angústia, miséria e sofrimento que ele suportou por causa do pecado, resultou em cura. Que é salvação.
V.6
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas: este versículo é figurativo que denota a miséria de Israel; um povo que saiu dos caminhos do Senhor. São como ovelhas sem pastor. Que perderam o caminho, e vagueiam desesperançadas, como presa fácil aos seus predadores que espreitam.
Cada um se desviava pelo caminho: aqui mostra que o laço da unidade é quebrado. Cada pessoa simplesmente procura cuidar de si. Não olhando para os pobres, viúvas e órfãos. Algo que Deus disse que ninguém se esquecesse deles.
O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos: essa iniqüidade não vai atingir o povo de Israel por que toda iniqüidade cai sobre a cabeça do homem de dores.
V.7




  






57 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigado pelas considerações. Deus lhe abençoe

      Excluir
    2. Tirou minhas dúvidas,quanto ao comentário sobre a pessoa de Jesus,obrigado que continue sempre assim servindo os carentes de informações tão importante.

      Excluir
    3. Obrigado Raimundo. Que o senhor lhe conceda de sua graça na sua vida.

      Excluir
    4. Lendo essa passagem.ISAIAS 53. Me deixa pensar de que Isaías está falando como se fosse um acontecimento de sua época e não como uma profecia. Se vc prestar atenção verá no tocante de referência." Nós" verso 6. (Todos nós andávamos desgarrados). Verso 4 (o servo do Senhor foi atingido por nossas transgressão. Me parece um relato da época é como se o Messias estivesse no meio deles.

      Excluir
    5. Boa noite. Verdade! Muito boa a sua observação. Fica na graça

      Excluir
  2. Respostas
    1. A paz meu filbo. Obg pelo comentario

      Excluir
    2. Louvado seja Deus por te encorajar e postar um comentário tão maravilhoso quanto este.

      Excluir
    3. Obrigado evangelista pelo comentário

      Excluir
  3. A Paz querido,
    eu gostei muito do estudo mais não estou conseguindo encontrar a continuação,como faço??

    ResponderExcluir
  4. Discordo, pois o que mais tem nas igrejas são pessoas doentes, de todas naturezas, e se isso fosse verdade, como morreríamos. com cem anos ou em acidentes naturais, Paulo tinha doença, Timóteo e tantos homens de Deus , oe fundadores da assembléia de Deus, morreram de doenças durante seus ministério. Biligran e tanto outros homens morreram decorrente de doenças como Daniel Berg e Gunnar vingren tudo isso eram homens de Deus será que eles morreram porque não tinha Fé não crer na palavra ou será que continuamos como as mesmas as mesmas de habilidades humanas somos Cristão cremos em Deus mas isso não nos fez Inmortal Deus pode curar todas as enfermidades para a Glória dele mas isso não significa que ele veio para neutralizar as enfermidades sobre os homens pelo contrário a maioria das mortes são decorrentes de doenças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de escrever o nome errado de Billy Graham, você postou uma inverdade. Billy Graham não morreu. Ainda vive e tem 97 anos de idade.

      Excluir
  5. A palavra mata mas o Espirito vivifica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade a palavra (Lei) mata mas o espírito (graça de Cristo" vivifica.

      Excluir
  6. Digno de nota! Parabéns! Maravilhosa análise.

    ResponderExcluir
  7. Amém,nunca desculpa com um ingnoranrate,pois só quem perdi é você... Parabéns pelo rico comentário...

    ResponderExcluir
  8. Bem esclarecedora a sua explicação. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo o reconhecimento Unknowm.

    ResponderExcluir
  10. Que Deus te capacite a cada dia mais no ensinamento da Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  11. Ótima explanação, muito bem explicado. Deus continue te abençoando...

    ResponderExcluir
  12. “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mateus 8:16-17). Resumindo o contexto dessa passagem bíblica a qual citaram no estudo "Isaías 53:4" não quer dizer que Cristo levou sobre ele todas as nossas dores etc. Mas sim que Ele veio cumprir aquilo que fora dito pelo profeta, curar as pessoas daquele tempo e não que não ficaremos mais doentes fisicamente.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o seu estudo que Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  14. Graça e Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre.Amém
    Muito bom o estudo.
    Glórias a Deus.

    ResponderExcluir
  15. Graças a Deus por dividir esse estudo com todos ! Amém.

    ResponderExcluir
  16. Todos falam a paz,mas de quem?Não tenham vergonha de dizerem, A paz do Sr. Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Precisamos sempre demonstrar de onde vem nossa paz

      Excluir
  17. Parabéns pelo estudo. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelas considerações...Deus abençoe você e sua família

      Excluir
  18. Que bom esse estudo aprofundado, esse é nosso verdadeiro plano de saúde.
    Que o Senhor te conceda graça pra continuar abençoando vidas com o estudo da Poderosa Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Muito com meu amado irmão.
    Que bom ter esse Cristo que nos cura em todo tempo, mesmo enfermos, todavia Nele somos curados aqui e na vida vindoura.

    ResponderExcluir