segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Missio Dei ( A Missão De Deus)


Missio Dei (a missão de Deus)

A.      Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra => O Pai dá ao Filho a onipotência.
B.      Portanto, fazei discípulos de todas as nações => Mandato: fazer nas nações discípulos do Filho.
 Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. => Batizar as nações no nome trino.
C.      Ensinando-os guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.=> Mandato: Ensinando-lhes a obedecerem ao ensino do Filho.
D.      E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. => O Filho promete sua onipresença por meio do Espírito Santo. (Mt 28.16-20)
 
 








            



            A missão, antes de ser considerada uma tarefa da igreja, antes de ser da igreja, é de Deus. Esta perspectiva nos guarda contra toda atitude de independência. Se a missão é de Deus, então é dele que a igreja deve depender na sua participação na tarefa. Se a missão é de Deus, temos a segurança de que é Deus quem está comandando a expansão do seu reino, e isto nos dá plena convicção de que ele realizará os seus propósitos

            Através de toda a revelação bíblica se torna patente que o principal agente é Deus. É Deus quem criação, quem age quem escolhe, e quem se revela. Ele é ativo não só na criação, mas também nos julgamentos, na libertação do seu povo do Egito, nas exortações dos seus profetas e na promessa de restauração vindoura. Ele é o único e verdadeiro Deus e deseja que sua glória seja conhecida nos céus e nas extremidades da terra.
·         Autoridade da missão:
É com a autoridade de Cristo ressuscitado que Jesus comissiona seus discípulos a realizarem a missão. Devido à morte obediente do servo de Deus, toda a autoridade no céu e na terra foi dada a ele pelo Pai. Isto não quer dizer que Ele não tinha autoridade antes, mas sim que sua autoridade estendeu a todas as esferas. Como está escrito em Daniel 7.13-14: Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. E também em IPe 3.22 está escrito: O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.


·         A tarefa da missão:

O verbo principal na comissão de Mateus é fazer discípulos. Fazer discípulos é o imperativo enquanto os outros são particípios. O objetivo principal da grande comissão é fazer discípulos; enquanto que batizar e ensinar é meios essenciais para este fim. “É a tarefa e não a localidade que é importante”.
Definição de discípulo:
Se a tarefa é fazer discípulo, como podemos definir discípulo? A palavra grega MATHETES quer dizer alguém que aprende. Como diz Macarthur: “a essência do verdadeiro discípulo é o compromisso pessoal de ser como Jesus Cristo”. Os discípulos são cristãos verdadeiros que se comprometem com Cristo sem condições, que contém na palavra. Que levam sua cruz, que tem um testemunho cristão por toda sua vida. É demonstrar uma vida transformada.
Batizando: o batismo é importante por que é mais que um testemunho pessoal do novo crente, é um rito de passagem que assinala a inclusão do discípulo na comunidade de fé. Ou seja, a igreja. Como disse Karl Barth: “é no Batismo que um gentio se faz discípulo quando está seguro que pertence ao Pai, Filho e ao Espírito Santo”.
Ensinando: Jesus dedica muito tempo em Mateus para ensinar a seus discípulos. Mateus inclui cinco discursos importantes de Jesus em seu evangelho (5.3-7: sermão do monte; 13-27: fala da relação do cristão com o mundo; 10.5-42: como os apóstolos deveriam levar a mensagem do reino; 13.1-46: fala das parábolas; 23.1-46: fala sobre hipocrisia dos doutores da lei, que falavam, mas não agiam). Fazer discípulo é a missão.
·         A promessa da missão:
Finalmente Jesus promete sua presença por meio do Espírito Santo. A presença permanente do Senhor ressuscitado em sua igreja a sustentará e animará até que termine a era e seja completo o triunfo do reino de Deus. Desde o princípio da história humana a presença de Deus se vê, e sempre se verá se movendo, pois ele é eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário