Os
ofícios de Cristo
Introdução:
Os
três cargos mais importantes que poderiam existir para o povo de Israel no
Antigo Testamento eram: o profeta (como
Natã, 2Sm7.2), o sacerdote (como
Abiatar, 1Sm 30.7) e o rei (como
Davi, 2Sm 5.3). Esses três ofícios
eram distintos. O profeta falava as palavras de Deus ao povo; o sacerdote
oferecia sacrifícios, orações e louvores a Deus em favor do povo; e o rei
governava o povo como representante de Deus. Esses três ofícios prefiguravam a
própria obra de Cristo. Jesus preenche esses três ofícios dos seguintes modos:
como profeta ele revela Deus a nós e transmite-nos a palavra de Deus; como sacerdote
ele tanto oferece a Deus um sacrifício em nosso favor quanto ele mesmo é o sacrifício
oferecido; e como rei governa a igreja e o próprio universo. Vamos discutir
detalhadamente cada um desses ofícios.
a)
Ofício
profético
O
antigo testamento emprega três palavras hebraicas para designar um profeta, a
saber, nabhi, ro’ eh e chozeh. A palavra nabhi designa alguém que vem com
mensagem da parte de Deus para o povo. Êx 7.1 e Dt 18.18.
(Êxodo
7:1) - ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre
Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
(Deuteronômio 18:18) - Eis lhes suscitarei um
profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua
boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
As
palavras ro’ eh e chozeh significa o fato de que o profeta é alguém que recebe
revelações da parte de Deus, particularmente na forma de visões. E que está a
serviço de Deus, como mensageiro, e que fala em seu nome.
b)
O DEVER
DOS PROFETAS:
Era
revelar a vontade de Deus ao povo. Isto poda ser feito na forma de instrução,
admoestação e exortação, promessas gloriosas ou censuras severas. Eles eram
monitores ministeriais do povo, os intérpretes da lei, especialmente nos seus
aspectos morais e espirituais. Era seu dever protestar contra o mero formalismo,
acentuar o dever moral, fazer ver a necessidade do serviço espiritual e
promover os interesses da verdade e da justiça. Se o povo se afastava das
veredas de dever, eles tinham que chamá-lo de volta à lei e ao testemunho, e
anunciar o iminente terror do Senhor sobre os ímpios. Era seu privilégio descrever
as coisas gloriosas que Deus tinha em depósito para o futuro. Também fica evidente
pela Escritura que os verdadeiros profetas de Israel tipificavam o grande
profeta que havia de vir no futuro.
c)
PROVAS
BÍBLICAS DO OFÍCIO PROFÉTICO DE CRISTO:
A
escritura atesta de várias maneiras o ofício profético de Cristo. Ele é prenunciado
como profeta em Atos 3.22-23.
(Atos
3.22-23)- Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos
irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
23 acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do
meio do povo.
Ele
alegava que trazia uma mensagem do pai, JO 8.26-28:
(João 8:26) - Muito tenho que dizer e julgar
de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso
falo ao mundo. 27 Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me
enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo. 28 Muito
tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que
dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.
Cristo
já desempenhava a função de profeta através da iluminação que o Espírito de
Deus concedia aos profetas no antigo testamento. Em seu ministério terreno,
Cristo continuou sendo profeta, desta vez de uma forma mais clara, através dos
seus ensinos. Hoje, Cristo exerce o ofício de profeta, revelando-nos, pela sua
palavra e pelo seu Espírito, a vontade de Deus para nossa salvação.
Por
que as Epístolas do novo testamento evitam chamar Jesus de profeta?
1°.Porque
ele é maior que qualquer profeta no antigo testamento, pois ele é aquele sobre
quem foram feitas as profecias do antigo testamento. 2°. Jesus não era
meramente um mensageiro da revelação de Deus. Mas era ele mesmo a fonte da
revelação de Deus.
Os
“profetas do antigo testamento disseram: “Assim diz o Senhor”; Mas Jesus
declarava:” “Eu porem vos digo”.
d)
Ofício
Sacerdotal
“A
“palavra sacerdote no novo testamento é hiereus, que significa “Uma pessoa
sagrada”,” uma pessoa dedicada a Deus”. Enquanto o profeta foi nomeado para ser
representante de Deus junto ao povo, para ser seu mensageiro. O sacerdote é
representante do homem junto a Deus. Ou seja, o profeta leva Deus ao homem, e o
sacerdote leva o homem a Deus. Esse tema é bem desenvolvido a carta aos
Hebreus, na qual Jesus atua como sacerdote de duas maneiras.
·
Jesus
ofereceu um sacrifício perfeito pelo pecado.
O
sacrifício que Jesus ofereceu pelos pecados não foi o sangue de animais como
touros ou bodes: “porque é impossível que o sangue de touros e bodes remova
pecados”(Hb 10.4). Em vez disso, Jesus ofereceu a si mesmo como sacrifício perfeito:
“ ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar,
pelo sacrifício de si mesmo, o pecado”(Hb 9.26). Portanto, Jesus preencheu
todas as expectativas de sacerdote. Ele foi tanto o sacrifício quanto o
sacerdote que oferecia o sacrifício.
·
Jesus
nos aproxima continuamente de Deus.
No
antigo testamento, os sacerdotes eram designados por Deus para oferecer
sacrifícios. Eles também ofereciam orações e louvores a Deus em favor do povo.
Ao agir assim “santificavam” as pessoas, ou tornavam-nas aceitáveis à presença
de Deus, de uma forma limitada por causa do pacto do antigo testamento. Jesus
como sumo sacerdote (Hb 4.14), não foi para o santo dos santos do templo
terrestre de Jerusalém, mas foi para santo dos santos, que é na presença de
Deus no céu(Hb 9.24). Em Romanos 8.33-34 Paulo argumenta quem estaria nos
condenando ou levantando alguma acusação contra nós. Com certeza, não pode ser
Cristo, pois Ele está a direita de Deus, intercedendo por nós. Ele não é nosso
advogado de acusação, mas o de defesa
e)
Ofício
de rei
Cristo
exerce o ofício de rei, sujeitando-nos a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos,
reprimindo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos.
·
Governa sua igreja por meio da palavra e do
Espírito.
·
Seu reinado é seguro e eterno.
Também
iremos, sujeitos a Deus, participar no governo do universo, pois com ele
reinaremos eternamente(Ao 22.5, Jesus diz : “ ao vencedor, dar-lhe-ei sentar
comigo no meu trono, assim como também eu venci
me sentei com meu Pai no mesmo(Ap 3.21) o nosso reino não é daqui!
bençao esse comentario
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