segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os ofícios de Cristo


                                       Os ofícios de Cristo
Introdução:
Os três cargos mais importantes que poderiam existir para o povo de Israel no Antigo Testamento eram: o profeta (como Natã, 2Sm7.2), o sacerdote (como Abiatar, 1Sm 30.7) e o rei (como Davi, 2Sm 5.3). Esses três ofícios eram distintos. O profeta falava as palavras de Deus ao povo; o sacerdote oferecia sacrifícios, orações e louvores a Deus em favor do povo; e o rei governava o povo como representante de Deus. Esses três ofícios prefiguravam a própria obra de Cristo. Jesus preenche esses três ofícios dos seguintes modos: como profeta ele revela Deus a nós e transmite-nos a palavra de Deus; como sacerdote ele tanto oferece a Deus um sacrifício em nosso favor quanto ele mesmo é o sacrifício oferecido; e como rei governa a igreja e o próprio universo. Vamos discutir detalhadamente cada um desses ofícios.
a)    Ofício profético
O antigo testamento emprega três palavras hebraicas para designar um profeta, a saber, nabhi, ro’ eh e chozeh. A palavra nabhi designa alguém que vem com mensagem da parte de Deus para o povo. Êx 7.1 e Dt 18.18.
(Êxodo 7:1) - ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
 (Deuteronômio 18:18) - Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
As palavras ro’ eh e chozeh significa o fato de que o profeta é alguém que recebe revelações da parte de Deus, particularmente na forma de visões. E que está a serviço de Deus, como mensageiro, e que fala em seu nome.
b)   O DEVER DOS PROFETAS:
Era revelar a vontade de Deus ao povo. Isto poda ser feito na forma de instrução, admoestação e exortação, promessas gloriosas ou censuras severas. Eles eram monitores ministeriais do povo, os intérpretes da lei, especialmente nos seus aspectos morais e espirituais. Era seu dever protestar contra o mero formalismo, acentuar o dever moral, fazer ver a necessidade do serviço espiritual e promover os interesses da verdade e da justiça. Se o povo se afastava das veredas de dever, eles tinham que chamá-lo de volta à lei e ao testemunho, e anunciar o iminente terror do Senhor sobre os ímpios. Era seu privilégio descrever as coisas gloriosas que Deus tinha em depósito para o futuro. Também fica evidente pela Escritura que os verdadeiros profetas de Israel tipificavam o grande profeta que havia de vir no futuro.
c)    PROVAS BÍBLICAS DO OFÍCIO PROFÉTICO DE CRISTO:
A escritura atesta de várias maneiras o ofício profético de Cristo. Ele é prenunciado como profeta em Atos 3.22-23.
(Atos 3.22-23)- Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. 23 acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo.
Ele alegava que trazia uma mensagem do pai, JO 8.26-28:
 (João 8:26) - Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo. 27 Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo. 28 Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.
Cristo já desempenhava a função de profeta através da iluminação que o Espírito de Deus concedia aos profetas no antigo testamento. Em seu ministério terreno, Cristo continuou sendo profeta, desta vez de uma forma mais clara, através dos seus ensinos. Hoje, Cristo exerce o ofício de profeta, revelando-nos, pela sua palavra e pelo seu Espírito, a vontade de Deus para nossa salvação.


Por que as Epístolas do novo testamento evitam chamar Jesus de profeta?
1°.Porque ele é maior que qualquer profeta no antigo testamento, pois ele é aquele sobre quem foram feitas as profecias do antigo testamento. 2°. Jesus não era meramente um mensageiro da revelação de Deus. Mas era ele mesmo a fonte da revelação de Deus.
Os “profetas do antigo testamento disseram: “Assim diz o Senhor”; Mas Jesus declarava:” “Eu porem vos digo”.
d)   Ofício Sacerdotal
“A “palavra sacerdote no novo testamento é hiereus, que significa “Uma pessoa sagrada”,” uma pessoa dedicada a Deus”. Enquanto o profeta foi nomeado para ser representante de Deus junto ao povo, para ser seu mensageiro. O sacerdote é representante do homem junto a Deus. Ou seja, o profeta leva Deus ao homem, e o sacerdote leva o homem a Deus. Esse tema é bem desenvolvido a carta aos Hebreus, na qual Jesus atua como sacerdote de duas maneiras.
·         Jesus ofereceu um sacrifício perfeito pelo pecado.
O sacrifício que Jesus ofereceu pelos pecados não foi o sangue de animais como touros ou bodes: “porque é impossível que o sangue de touros e bodes remova pecados”(Hb 10.4). Em vez disso, Jesus ofereceu a si mesmo como sacrifício perfeito: “ ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado”(Hb 9.26). Portanto, Jesus preencheu todas as expectativas de sacerdote. Ele foi tanto o sacrifício quanto o sacerdote que oferecia o sacrifício.
·         Jesus nos aproxima continuamente de Deus.
No antigo testamento, os sacerdotes eram designados por Deus para oferecer sacrifícios. Eles também ofereciam orações e louvores a Deus em favor do povo. Ao agir assim “santificavam” as pessoas, ou tornavam-nas aceitáveis à presença de Deus, de uma forma limitada por causa do pacto do antigo testamento. Jesus como sumo sacerdote (Hb 4.14), não foi para o santo dos santos do templo terrestre de Jerusalém, mas foi para santo dos santos, que é na presença de Deus no céu(Hb 9.24). Em Romanos 8.33-34 Paulo argumenta quem estaria nos condenando ou levantando alguma acusação contra nós. Com certeza, não pode ser Cristo, pois Ele está a direita de Deus, intercedendo por nós. Ele não é nosso advogado de acusação, mas o de defesa
e)    Ofício de rei
Cristo exerce o ofício de rei, sujeitando-nos a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, reprimindo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos.
·         Governa sua igreja por meio da palavra e do Espírito.
·         Seu reinado é seguro e eterno.
Também iremos, sujeitos a Deus, participar no governo do universo, pois com ele reinaremos eternamente(Ao 22.5, Jesus diz : “ ao vencedor, dar-lhe-ei sentar comigo no meu trono, assim como também eu venci  me sentei com meu Pai no mesmo(Ap 3.21) o nosso reino não é daqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário