segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

o homem a coroa da criação de Deus

Texto Basico: Gn 1.26 – 2.1


O homem a coroa da criação de Deus
Introdução: ao longo tempo, o ser humano foi bombardeado com informações errôneas a respeito de sua origem. Muitos conceitos já foram levantados acerca da criação de ser humano. Satanás tem feito tudo para deturpar a grande feitura de Deus. Como diz em:
2co4.4: nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Satanás não quer que o ser humano saiba a verdade acerca da sua origem, mas nesta noite você saberá donde você veio; e porque você está sofrendo neste mundo.
Existem muitos conceitos e relatos históricos acerca da origem do ser humano; uma delas é:
A ciência: a ciência quando se refere ao ser humano, utiliza-se da teoria de Charles Darwin. Teoria essa que não passa de pressuposto teórico, como o próprio nome o diz. E , como se trata de uma teoria, não tem valor científico, ensina-se nas escolas que somos descendentes evoluídos dos primatas; ou seja, que o humano veio do macaco.
A mitologia: no decorrer da história, surgiram diferentes concepções místicas, religiosas, e filosóficas em relação ao ser humano, cada um com sua explicação sobre a origem do ser humano; como por exemplo:
ð  A mitologia Grega: atribui a origem do ser humano aos feitos dos dois deuses titãs irmãos Epimeteu e prometeu. Epimeteu criou o homem sem vida, imperfeito e feito a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão prometeu resolveu roubar o jogo do deus vulcão para dar vida á raça humana.
ð  Os mesopotâmicos: afirmam ainda hoje, que o homem surgiu da terra como os demais vegetais.
ð  Os países da Europa (os nórdicos): acreditam que o ser humano surgiu de um tronco de árvore.
A Bíblia: Deus coroou sua obra de criação com um toque pessoal. Ele criou o ser humano do pó da terra, compartilhou o seu próprio fôlego (Gn 2.7), dando-lhe vida. Assim sendo Deus criou um ser único dentre toda a sua criação. A prova que viemos de Deus é:
Os aspectos de Deus no ser humano:
ð  A volição: ou seja, Deus capacitou o ser humano com poder de escolha. O homem é ser racional, ele pode raciocinar tirar dúvidas e conclusões acerca da sua vida.
ð  Ser moral: o ser humano foi criado em justiça e em perfeito estado de inocência. Ou seja, em perfeita santidade de Deus.
ð  Ser social: o homem foi criado para comunhão, comunhão essa que é própria de Deus.
Deus fez o ser humano para adorá-lo e servi-lo, não como autômatos ou irresponsáveis por suas ações, mas com plena consciência do que estavam fazendo, todavia, infelizmente, ao invés de obedecerem ao Senhor preferiram ouvir a rebelde voz de lúcifer. Agora o ser humano tornou-se um rebelde; e essa rebeldia passou-se a todos da raça humana (Rm 5.12).
A natureza pecaminosa torna o homem rebelde contra os desígnios de Deus:
 A natureza pecaminosa faz de tudo para contrariar e combater contra Deus, como diz em:
Gl 5.17: porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
A bíblia diz em “Gn 8.21 :. Que a imaginação do coração do homem é má”, e faz com que o homem acredite que o pecado não existe; como diz o relativismo: que tudo é relativo.
O pecado torna o homem nominalista: a muitos crentes nominalistas dentro das igrejas; você que ser um crente nominalista?
Conclusão:
Quando uma pessoa vai a um médico, ele não somente quer saber sua doença, mas também como ser curado desse male. Assim eu fiz nesta noite; apresentei-te tua doença que o pecado. mas não posso entregar o micrifone sem te apresentar o antídoto. Que é Jesus.
Em Jesus a rebelião contra Deus foi vencida lá na cruz:
Jo 19.30: quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: (Grego: Tel tele está) está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
Em Jesus a igreja é vitoriosa:
Mt 16.18: E sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Em Jesus ser humano será consolado: Ap 21. 1 – 7.amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário